Links Premium
Em todas as nações e culturas do mundo, os nomes próprios geralmente possuem um (ou mais de um) significado. Assim também acontece no Japão, onde a escrita
costuma permitir diversas leituras de um mesmo kanji. Esse fenômeno é ainda mais pronunciado nos animes e mangás, porque os autores procuram passar alguma idéia pelo nome dos personagens, seja uma referência a alguma característica física, personalidade, ou mesmo algum capricho pessoal do mangaka.

Em Naruto não é diferente – o autor atribuiu algumas qualidades específicas aos nomes dos personagens mais significativos:
 

Akamaru: 

Aka significa “vermelho”, e maru é um sufixo típico de nomes masculinos. O nome tem relação com a cor que o pêlo do cachorro adquire após ingerir uma pílula especial.

Aburame Shino: 

Abura significa “óleo”, e o sobrenome completo pode significar “mulher de óleo”. Também existe um peixe com esse nome. Shino foi provavelmente usado para ter o mesmo significado do kanji de shinobi.

Akimichi Chouji 

Akimichi significa “caminho de outono”. Chou é a palavra japonesa para “borboleta”, e ji significa “criança”, ou “amor”. Assim como Ino e Shikamaru, o nome de Chouji tem como objetivo completar o trio Ino-Shika-Chou (um combo do jogo de cartas Hanafuda).

Gaara: 

Gaara pode ser interpretado como “aquele que ama a si mesmo”, sendo que o sufixo ra é comumente usado nas terminações dos nomes de demônios mitológicos.
Outra tradução desse nome seria “morte” ou “amante da morte”. Sua alcunha, Sabaku, siginifica “deserto”; assim, Sabaku no Gaara pode ser traduzido como “A Morte do Deserto”.A mãe do garoto deu este nome a ele porque não o desejava e, já que fora forçada a se sacrificar para que ele nascesse possuído pelo Shukaku, queria que ele crescesse para destruir as pessoas que ela morreu odiando. Um traço de personalidade que é bem distinto em Gaara na primeira fase da série é o seu egoísmo e egocentrismo doentio, simbolizados pelo kanji “Amor” tatuado na testa. Felizmente, ele se torna um ninja generoso graças à influência de Uzumaki Naruto.

Haku: 

Haku significa “branco” – uma obvia comparação à neve da vila natal do ninja, e também à pureza do coração dele.

Haruno Sakura: 

Haru significa “primavera”; a variação Haruno pode ser interpretada como “campo primaveril”. E Sakura é muito comum para batizar meninas japonesas, já que é o nome da flor de cerejeira. Para combinar com o nome, Sakura tem o cabelo rosa e os olhos verdes e se veste em tons igualmente “florais”.

Hatake Kakashi: 

O sobrenome Hatake significa “campo seco”, e o nome Kakashi significa “espantalho”. Ocasionalmente, Kishimoto faz com que espantalhos apareçam nas cenas em que Kakashi participa, e Uzumaki Naruto usava um boneco-espantalho do sensei enquanto treinava para a segunda fase do Chuunin Shiken.

Hyuuga Hinata 

Hyuuga significa “em direção ao sol, voltado para o sol”. Hinata é “um lugar ensolarado”. A maioria dos nomes dos membros desse clã faz alguma relação à luz, ao sol – um paradoxo com a natureza negra dos conflitos internos dessa família. O significado do nome da irmã mais nova de Hinata, Hanabi, é “fogos de artifício”. Em oposição ao seu nome, Hinata é tímida, fechada e introvertida.

Hyuuga Neji: 

Hyuuga significa “em diração ao sol, voltado para o sol”. Neji é o nome japonês para “parafuso” – diferente da maioria dos nomes próprios desse clã, que tendem a ser relacionados com sol ou luz (como Hanabi, “fogos de artifício”, e Hinata, “lugar ensolarado”). Alguns dos golpes dele têm relação com “parafuso”.
Neji também tem relação com a cultura chinesa: suas técnicas mais poderosas têm símbolos chineses.

Inuzuka Kiba: 

Inu é a palavra japonesa para “cachorro, cão”, e zuka significa “pequena colina”. Os sobrenomes japoneses costumam terminar com o sufixo zuka, então, a intenção de Kishimoto foi apenas fazer um clã cujo nome estivesse diretamente relacionado a cães, mesmo que a palavra seja irregular.O nome kiba significa “garra”, em mais uma óbvia relação aos cães dessa família. Para completar, Kiba tem um par de tatuagens faciais que lembram presas, e seus caninos e unhas são bastante protuberantes. A irmã e a mãe do garoto também possuem nomes sugestivos: Hana pode ser traduzido como “nariz” ou “flor”, e Tsume significa
“presa”.

Jiraya: 

Jiraya significa “jovem trovão”, e é o nome do herói de um conto japonês muito famoso (herói esse casado com uma personagem chamada Tsunade).
Antes de morrer, Jiraya imagina como seria o final de sua própria história, que ele intitula “O Conto do Galante Jiraya”, em clara referência à história que deu origem a seu nome.

Maito Gai:
 
Do inglês “Might Guy”, que significa “Cara Poderoso”. Assim como Rock Lee, Gai exibe um estilo de luta relacionado ao ator chinês Bruce Lee, e seu corte de cabelo também foi criado para lembrar o estilo chinês.

Momochi Zabuza:
 
Esse nome precisa ser analizado por partes: momo é “pêssego” ou “pessegueiro”, chi é “terra”; o primeiro za do nome próprio é “novamente”, o bu é “nunca” e o segundo za é “matar”. Um nome bem sugestivo para o Demônio da Névoa Oculta.

Nara Shikamaru:
 
Nara é o nome de um parque japonês que é famoso por ter cervos passeando livremente. Shika significa “cervo”, e maru é o sufixo japonês típico de nomes masculinos. Essa combinação é uma referência ao fato de o clã Nara criar cervos, e também completa o trio Ino-Shika-Chou, “Javali-Cervo-Borboleta” (um combo do jogo de cartas Hanafuda).

Orochimaru:
 
Orochi ( “grande" e “cobra, serpente”) é uma cobra de oito cabeças das lendas japonesas; Orochimaru é um personagem do Jiraiya Goketsu Monogatari, “O Conto do Galante Jiraya”, no papel de um discípulo do protagonista que acaba sendo corrompido por magia de cobras.A espada que o ninja invoca, Kusanagi, provém da mesma lenda onde o monstro Orochi é derrotado pelo deus das tempestades, Susanoo.

Rock Lee:
 
Rock é “pedra” em inglês, e Lee é uma clara referência ao ator chinês Bruce Lee. O cabelo cortado em forma de cuia e o estilo de luta foram criados para serem facilmente relacionados com a China.

Sai:
 
Esse nome tem uma quantidade imensa de significados: uma arma, “extremo”, “gênio”, “implante”, “empréstimo”, “filho”, “umbigo”, “esmagar”, “companheiro” e “rinoceronte”. Boa parte dos significados têm alguma relação com o rapaz: ele faz parte de uma divisão extremista da ANBU, é um gênio mesmo sendo tão jovem, foi “implantado” no Time 7, é um “empréstimo” da ANBU Ne, os ninjas da Ne são considerados armas, é “filho” do treinamento pesado de Danzou, seu objetivo era matar Uchiha Sasuke mas, no fim, acabou se tornando um “companheiro” do Naruto.

Sarutobi:
 
Saru, que era o apelido que Nidaime Hokage deu ao seu aluno, significa “macaco”. Sarutobi traduz como “macaco voador”. Coincidentemente, o animal invocado pelo velho Hokage em sua luta contra Orochimaru foi o rei dos macacos, Enma.

Sarutobi Asuma:
 
Sarutobi significa “macaco voador” (e também é uma referência ao ninja lendário, Sarutobi Sasuke). Asuma é um nome japonês comum, sem nenhum significado específico.

Temari: 

Temari é um tradicional jogo de bola japonês, mas também pode ser um nome comum, sem nenhum significado específico.

TenTen:
 
Tanto em hiragana quanto em katagana (alfabetos japoneses), o nome indica valores distintos para os fonemas – ou seja, o nome foi escolhido pelo som que produz ao ser pronunciado. Também é um nome comumente dado aos pandas, na China.Assim como o resto do Time Gai, TenTen tem um estilo influenciado pela cultura chinesa – especialmente pronunciado nos odangos usados para prender o cabelo.

Tsunade:
 
Tsunade significa “corda” e era o nome da esposa do herói Jiraya em Jiraiya Goketsu Monogatari, “O Conto do Galante Jiraya”, uma história japonesa. Tsunade comenta, antes de Jiraya morrer, que iria aceitá-lo se ele voltasse vivo de sua infiltração em Amegakure.

Uchiha Itachi: 

Uchiha é uma variação de uchiwa, que significa “leque”. É por essa razão que o símbolo do clã (kamon) tem o formado de um leque vermelho com um cabo branco.Itachi significa “fuinha”. Uma superstição japonesa afirma que fuinhas trazem má sorte – por isso, batizar alguém com esse nome supostamente trará mau agouro.

Uchiha Sasuke:
 
Uchiha é uma variação de uchiwa, que significa “leque”. É por essa razão que o símbolo do clã (kamon) tem o formado de um leque vermelho com um cabo branco. Sasuke é uma referência a um ninja lendário no folclore japonês, Sarutobi Sasuke (sendo que Sarutobi é o nome do Sandaime Hokage). Dessa forma, o autor quis deixar implícito que Sasuke era um prodígio – e o ninja é freqüentemente classificado como gênio ao longo da série.

Uzumaki Naruto:
 
O sobrenome, Uzumaki, significa “espiral” ou “redemoinho”. Já o nome, Naruto, faz referência a um tipo de bolo de peixe feito no vapor, que tem o formato de uma espiral, chamado naruto. Esse aperitivo é comumente servido com ramen, que é a comida favorita do protagonista da série.
Além disso, existe uma cidade japonesa, na província de Tokushima, que também tem o nome de Naruto. Essa cidade foi fundada em 15 de Março de 1947 e é muito famosa por causa dos Redemoinhos Naruto (em japonês, Uzumaki Naruto), uma famosa atração turística. É também nessa cidade onde fica a ponte Ohnaruto, que liga as cidades de Kobe e Naruto, atravessando o Estreito Naruto (onde ficam os Redemoinhos Naruto). Graças aos seus 876 metros de comprimento, essa ponte ganhou o título de 25ª maior ponte do mundo. Ao longo da série, podem-se ver inúmeras referências a espirais e redemoinhos: o emblema nas costas e no ombro do casaco de Naruto é uma espiral; os coletes dos chuunins e jounins também possuem uma espiral vermelha nas costas; o símbolo do selo da Kyuubi no umbigo de Naruto é uma espiral; o ramen sempre possui algumas rodelas de naruto; a tatuagem da ANBU lembra um redemoinho etc.

Yamanaka Ino
 
Yamanaka significa “entre as montanhas”, e Ino significa “porco, javali” (uma das partes da trinca de cartas do jogo Hanafuda, Ino-Shika-Chou). Esse nome é alvo de chacota por parte de Haruno Sakura, que costuma chamar Ino de “porca” em retaliação por ser chamada de “testuda”.

Yamato: 

O capitão substituto do Time 7 recebeu esse codinome da Godaime Hokage; é um dos antigos nomes do Japão. Na verdade, o nome verdadeiro dele é Tenzou.

Yuuhi Kurenai: 

Yuuhi traduz como “sol poente”, e Kurenai é “carmim”. Esses nomes são bem representados pelas roupas vermelhas da jounin, bem como pela cor de seus olhos exóticos.

0 comentários:

Postar um comentário